Título: Descoberta vira Porta da Esperança, afirma senador
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/08/2008, Economia, p. A17
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse ontem que o pré-sal está sendo visto como a "Porta da Esperança" para o país, em referência ao programa do SBT nas décadas de 1980 e 90. Ressaltou que é preciso definir como serão capitalizados os investimentos para que o óleo que está a mais de 5.000 metros de profundidade seja aproveitado. Ao contrário de duas semanas atrás, quando comentara que a questão sobre o pré-sal estavam saindo dos trilhos, o parlamentar avaliou que a discussão sobre mudanças no marco legal do petróleo estão evoluindo.
¿ As coisas começam a caminhar para um outro nível, agora mais profissional, mais técnico. As pessoas estão começando a entender que a indústria do petróleo é muito complexa. Precisamos sinalizar que estamos fazendo a lição de casa e estamos analisando profundamente o tema para que venhamos a construir um modelo que esperamos para o país ¿ afirmou Amaral, durante o seminário na Firjan.
Royalties
Delcídio Amaral criticou o debate sobre a distribuição de royalties para Estados e municípios. Para ele, o momento é de concentrar esforços nas discussões sobre possíveis mudanças no modelo para o setor do petróleo. O senador considera que o projeto da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que prevê nova configuração geográfica da parte marítima do Brasil, que mudaria a distribuição de royalties e Participações Especiais, conforme o JB antecipou na edição do dia 15, terá tramitação difícil no Congresso.