Correio Braziliense, n. 22640, 16/03/2025. Economia, p. 8

CMO confirma cronograma para votação do Orçamento
Rosana Hessel


Depois de uma confusão nos grupos de WhatsApp do Congresso Nacional sobre adiamento da votação do Orçamento de 2025, que deveria ter ocorrido no ano passado, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) confirmou o cronograma para esta semana.

Um comunicado atribuído à presidência da Câmara dos Deputados, divulgado no grupo da CMO, informava que a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), previsto para este mês, seria adiada para abril por conta da viagem internacional dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos- PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Assim, a nova previsão de votação do Ploa na CMO, agendada para os dias 18 e 19 deste mês, foi remarcada para 31 de março a 4 de abril.

A assessoria do relator-geral do Orçamento, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), negou o adiamento e confirmou o cronograma anterior com a previsão da entregado relatório entre segunda- feira e terça-feira. E, na sequência, a assessoria da CMO informou que o cronograma anterior permanece inalterado, conforme acordado na reunião do colegiado de líderes com o relator. Com isso, na terça-feira, está prevista a reunião do colegiado de líderes e a leitura do relatório do Ploa em sessão deliberativa da CMO, que permitirá, ainda, a apresentação de destaques ao texto. No dia seguinte, está programada a votação do Ploa.

Motta e Alcolumbre integram a comitiva que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita oficial ao Japão, entre os dias 24 e 27 deste mês e o retorno do presidente da Câmara está previsto para 30 de março. Um dos principais acordos previstos para ser assinados entre Brasil e Japão é o de abertura do mercado do país asiático para a carne brasileira.