Título: Economistas esperam outro aumento agressivo das taxas
Autor: Monteiro, Viviane
Fonte: Jornal do Brasil, 09/09/2008, Economia, p. A16

Os economistas consultados pelo Banco Central na pesquisa semanal Focus esperam um aumento da taxa básica de juros na próxima quarta-feira de 13% ao ano para 13,75% ao ano. O levantamento também mostra a expectativa de que a taxa Selic continue subindo nas duas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária do BC (Copom) em 2008, até alcançar 14,75% ao ano.

As duas previsões foram mantidas em relação às pesquisas divulgadas nas últimas quatro semanas, o que significa que nem mesmo a queda recente da inflação mudou as expectativas do mercado financeiro sobre os juros no curto prazo.

Apenas para o final de 2009 houve mudança. Os economistas, que esperavam um recuo dos juros no próximo ano para 14%, agora esperam uma queda maior, para 13,75% ao ano.

Os economistas reduziram, pela sexta semana seguida, a previsão para a inflação em 2008. A expectativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano, que serve como meta de inflação, caiu de 6,32% para 6,27%. Há quatro semanas, estava em 6,45%. O teto da meta de inflação para este ano é de 6,50% (meta de 4,5% com dois pontos percentuais de tolerância para cima e para baixo). (Folhapress)