Título: Pré-sal vai triplicar reservas internacionais, diz ministro
Autor: Monteiro, Viviane
Fonte: Jornal do Brasil, 09/09/2008, Economia, p. A16

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o dinheiro proveniente das reservas de petróleo do pré-sal poderá dar ao país recursos suficientes para triplicar as reservas, que ultrapassaram neste ano dos US$ 200 bilhões.

¿ O aumento das exportações brasileiras e o acúmulo de reservas proveniente do pré-sal equacionarão por muitos anos os problemas externos, dando-nos um volume de reservas duas ou três vezes maiores que os atuais ¿ afirmou o ministro na cerimônia de abertura das comemorações dos 200 anos do Ministério da Fazenda.

Além disso, segundo Mantega, haverá dinheiro para equilibrar os gastos públicos e ainda melhorar o nível da educação brasileira.

¿ O ingresso de maior arrecadação do petróleo, gás e derivados possibilitará um desempenho fiscal definitivamente satisfatório, enquanto uma parte desta disponibilidade de riquezas permitirá financiar investimentos e elevar definitivamente o nível da educação brasileira ¿ disse.

Em relação à falta de recursos apontada por especialistas do setor para viabilizar a exploração dessa área, Mantega disse que o governo pretende elevar os investimentos em setores como indústria naval, siderurgia, metalurgia, máquinas, equipamentos e logística, para fabricar os equipamentos necessários para a exploração do pré-sal.