Correio Braziliense, n. 22642 18/03/2025. Política, p. 2
Mais de 500 mil declarações entregues no 1º dia
Danandra Rocha
Fernanda Strickland
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 começou ontem, e uma parte dos contribuintes não perdeu tempo. Apenas nas primeiras horas após a liberação do sistema, cerca de 500 mil declarações foram enviadas à Receita Federal.
A expectativa do órgão é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o fim do prazo, que se encerra em 30 de maio. Aqueles que perderem a data estarão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Uma das novidades mais comentadas este ano é a inclusão de contas no exterior na declaração pré-preenchida. "Agora, os contribuintes poderão visualizar essas informações automaticamente, o que facilita o preenchimento, mas também aumenta a fiscalização sobre quem mantém patrimônio no exterior", explica o advogado tributarista André Felix Ricotta de Oliveira.
Além disso, há um incentivo para quem optar pelo pagamento via Pix e pelo uso da declaração pré-preenchida. "Esse incentivo pode reduzir a burocracia para o contribuinte e agilizar o recebimento dos valores a restituir", acrescenta o tributarista.
Pré-preenchida
Uma das principais facilidades deste ano é a ampliação da declaração pré-preenchida, que já está disponível com dados parciais. Essa opção reúne informações de rendimentos, deduções e bens declarados no ano anterior, permitindo que o contribuinte apenas revise e confirme os dados. No entanto, a versão completa do pré-preenchimento só estará acessível a partir de 1º de abril.
Para enviar a declaração, o contribuinte pode acessar o portal Meu Imposto de Renda no site da Receita ou usar o aplicativo disponível para celulares. No ambiente digital, é possível preencher e enviar a declaração, além de consultar declarações e recibos já entregues, verificar possíveis pendências e até gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento do imposto devido.
Apesar das facilidades, Oliveira alertou para os cuidados com o acesso à conta gov.br. "O login dá acesso a diversos serviços do governo, incluindo transações bancárias. Compartilhar essa senha pode trazer riscos financeiros e de segurança", orientou.
A Receita Federal recomenda que os contribuintes organizem a documentação necessária com antecedência para evitar correrias de última hora. Informações inconsistentes podem levar a pendências ou até mesmo à temida malha fina. Por isso, é fundamental revisar todos os dados inseridos antes do envio.
Oliveira também aconselha paciência na hora do preenchimento. "Para a maioria dos brasileiros, especialmente assalariados, a declaração pré-preenchida facilita muito o processo. Quem tem rendimentos de investimentos, ações ou ganhos de capital deve revisar atentamente e incluir as informações que não forem automaticamente preenchidas", destacou.
Com a ampliação da base de dados da Receita Federal e novas regras de fiscalização, a recomendação dos especialistas é que os contribuintes fiquem atentos para evitar omissões e possíveis autuações.
"A Receita tem cada vez mais acesso às informações financeiras dos contribuintes. A melhor estratégia é declarar corretamente e dentro do prazo", ressaltou Oliveira.