Título: O Brasil estaria de quatro, diz Mantega
Autor: Grynbaum, Michael M.
Fonte: Jornal do Brasil, 16/09/2008, Tema do Dia, p. A2

Para Meirelles, situação é normal e país está sereno.

São Paulo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o agravamento da crise financeira nos Estados Unidos não vai interromper o ciclo de crescimento do Brasil. Segundo Mantega, é normal que o mercado esteja nervoso. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, compartilha do mesmo otimismo. Afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar esta crise. Ele arriscou a dizer que o país vai enfrentar o colapso nos mercados internacionais com serenidade.

À prova de choque

Apesar da quebra do banco americano Lehman Brothers surpreender analistas e investidores, arrastando as bolsas de valores pelo mundo, para a equipe econômica, a tensão não deve comprometer a economia brasileira. Segundo Meirelles, o país se preparou para "enfrentar uma situação externa não benigna" nos últimos anos, com a política de elevar as reservas internacionais, se tornar credor externo e diminuir a dívida.

¿ Está se provando que a política de aumentos das resistências a choques externos com aumento de reservas e diminuição de passivos mostra a sua importância ¿ diz o presidente do BC.

Guido Mantega também afirmou que a crise externa não deve abalar o Brasil que, segundo ele, "estaria de quatro em outra situação, estaria de joelhos. Aquela correria que havia no passado, não há mais".

¿ O problema é lá, não aqui. Nós já estamos em uma crise financeira que dura mais de um ano.

Apesar do comentário, o ministro disse considerar a atual crise americana "bastante séria" e diz que não há como prever o quanto ainda vai durar.

¿ Haverá uma retração da economia mundial ¿ avalia Mantega, ao afirmar ainda não saber o futuro das economias emergentes.

O ministro disse que o governo está monitorando o impacto da crise no Brasil, e se for necessário, medidas fiscais serão tomadas.

Com relação à desvalorização da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que abriu em queda de mais de 6%, o ministro afirmou que do mesmo jeito que as ações caem, elas sobem depois.

¿ Se tem um lugar que as empresas ainda podem ganhar dinheiro, é no Brasil ¿ afirma.

Instituições bancárias

Mantega avaliou ainda que as instituições bancárias brasileiras não devem ser contaminadas pela crise nos EUA, já que está restrita aos bancos envolvidos com a crise dos subprime, que financia hipotecas de alto risco para pessoas com histórico de inadimplência.

Entretanto, Meirelles acredita que o Brasil sofra com a crise financeira por não existir descolamento completo em nenhuma economia.

¿ A crise é ruim para todos (países), mas o Brasil tem condições de passar com serenidade ¿ avalia.

Meirelles disse ainda que já trabalha com a hipótese de agravamento de crise.

A respeito do contágio dos bancos brasileiros com a crise americana, Meirelles afirma que as instituições nacionais "têm um colchão confortável".

¿ Os bancos têm capital em nível superior ao exigido pelo Banco Central e não estão expostos aos subprime (hipotecas de segunda linha) ¿ acrescenta.