Título: Canadá procura alunos no Brasil
Autor: Matos, Sérgio Aguiar
Fonte: Jornal do Brasil, 16/09/2008, Internacional, p. A20

Escola de negócios canadense participa de feira em São Paulo para recrutar estudantes.

O Brasil parece entrar na tela do radar dos centros estrangeiros de formação educacional para executivos. Com a estabilidade econômica, a maior participação do Brasil na agenda externa e o crescimento dos investimentos, o país se torna um importante manancial para o recrutamento de candidatos a programas de MBA no exterior. Quem agora está atrás dos cérebros brasileiros é o Canadá. A Richard Ivey, escola canadense de administração de empresas e negócios da University of Western Ontario, vem a São Paulo na próxima semana junto com outras universidades para participar da Feira de MBA QS World. De acordo com Larry Wynant, diretor da instituição canadense, o Brasil é um mercado chave para a identificação e prospecção de candidatos a cursos de negócios no exterior. A dependência do comércio internacional e suas heranças históricas divididas entre os idiomas inglês e francês fizeram do Canadá um dos países mais globalizados do mundo ¿ mosaico cultural. Hoje, suas cidades são povoadas por pessoas de todos os continentes, e os negócios, comércio e serviços refletem essa pluralidade que soma a favor dos brasileiros que desejam experiência internacional ao pé da letra.

Qual a importância do Brasil e dos candidatos brasileiros para os diferentes programas educacionais de sua escola de negócios?

O Brasil é um mercado de recrutamento de candidatos que consideramos prioridade. Gostaríamos de aumentar o número de brasileiros, pelo menos termos mais brasileiros a cada semestre. Essa é a razão pela qual estamos tentando chegar aos brasileiros e também outros candidatos em todo o mundo com a QS World MBA Fair. A Feira dá a oportunidade para falar com ex-alunos da Ivey e entender porque nosso programa de MBA é único. Estudantes do Brasil e de outros países trazem diferentes experiências e culturas. Ajudam a aprofundar os debates e as discussões de negócios. Rodrigo Sant"Anna (MBA "06), que é do Brasil, e agora trabalha em Calgary, Alberta, como consultor sênior na unidade de serviços globais da IBM, é testemunha de como a diversidade cultural na Ivey pôde abrir seus olhos para uma série de novas oportunidades.

Quantos brasileiros participam ou participaram no programa de MBA da Ivey e como o senhor considera o desempenho acadêmico, os interesses e as características culturais dos brasileiros em sua escola?

Atualmente, temos 31 ex-alunos vivendo ou morando no Brasil. Nossos alunos podem ser vistos em posições de liderança nas maiores companhias do mundo. Por exemplo, Gian Taralli (MBA "02) foi recrutado para a Johnson&Johnson enquanto fazia o programa de MBA e é responsável pela parte de inovação da empresa na América Latina. Rodrigo Sant"Anna, que teve a oportunidade de trabalhar na mesma empresas e agora está na IBM, costuma dizer que o Programa de Gestão de Carreiras da escola foi instrumental para lançar sua vida profissional. Outro ex-aluno é Ray Young, ex-presidente da General Motors do Brasil. Embora não seja brasileiro, passou dois anos na operação brasileira da companhia. Os alunos da Ivey têm contribuído para os negócios no Brasil e em outros lugares do mundo.

Brasileiros só pensam nos programas de MBA nos Estados Unidos e na Europa. Por que devem começar a olhar para as oportunidades mais ao norte, no Canadá?

Há muitos benefícios para estudantes estrangeiros no Canadá. As esposas dos estudantes conseguem imediatamente permissão para trabalhar, o que ajuda a família a amealhar mais recursos para fazer frente às despesas. Alguns de nossos estudantes já nos reportaram que o custo aqui é muito mais baixo, além de ter maiores facilidades para obter empréstimos em bancos. No Canadá, os estudantes estrangeiros podem permanecer e trabalhar por até um ano após os estudos, ainda que não tenham formalizado qualquer compromisso profissional.

Quais as características do ponto de vista acadêmico que o senhor observa na Ivey e não em outras escolas?

O programa de MBA da Ivey tem quatro eixos: desenvolvimento de competências de liderança, desenvolvimento de habilidade de negócios e estratégias de execução, competitividade no mercado global e excelência em liderança multicultural. Nossos dois maiores diferenciais são a metodologia pedagógica e a liderança multicultural no aprendizado. Ivey se coloca ao lado de escolas de negócios de alto nível, como a Universidade Harvard. Os alunos são expostos a desafios reais de negócios. Além disto, outro fator de competitividade da Ivey é o programa intenso de MBA em 12 meses.

Como a Ivey tem se tornado uma escola de negócios do mundo?

A educação no mundo dos negócios tem de estar atualizada sobre os assuntos da globalização. Redesenhamos nosso currículo de modo a educar estudantes sobre questões envolvendo mercados globais, notadamente os emergentes, e inovação. Um novo curso do programa de MBA chama-se, nada mais, nada menos que, Globe: Perspectivas de negócios no cenário mundial. Trata-se de um curso que mira em oito diferentes perspectivas: o sistema de comércio internacional, tecnologia e mudanças tecnológicas, trabalho e população, contexto regulatório, desafios e oportunidades na economia canadense, mercados emergentes como China e Índia, mudança climática e desenvolvimento sustentável, e governança corporativa e responsabilidade social. Além disto, através do projeto Educação Líder e Desenvolvimento em regiões envolvidas, a Ivey envia, todos os anos em maio, mais de 40 estudantes de negócios para outros continentes para que possam ajudar a dar o pontapé inicial de pequenos negócios. Nossa escola sempre teve como foco o mundo. Daí termos sido a primeira escola de administração de empresas e negócios da América do Norte a abrir um campus em Hong Kong. Também foi a primeira escola de negócios canadense a se juntar ao programa Global Compact das Nações Unidas.

Quais os fatores críticos que o candidato a um programa de MBA deve levar em consideração ao se inscrever num programa internacional ?

Através de nossos estudantes sabemos que a metodologia de ensino, a diversidade cultural dos estudantes, o histórico profissional do quadro docente, as opções de cursos, a reputação da escola e de seus professores, as atividades extracurriculares e o ambiente no entorno da escola são alguns fatores. Sabendo da importância de cada uma dessas coisas, a Ivey tenta se superar permanentemente.