Título: Militarização de Pando agrava quadro de tensões
Autor: Duarte, Joana
Fonte: Jornal do Brasil, 16/09/2008, Internacional, p. A21
Vários dirigentes opositores foram detidos ontem por militares na cidade de Cobija, na Amazônia boliviana, em meio a operações para monitorar o estado de sítio na convulsionada região.
Um grupo de 60 oficiais invadiu de madrugada a casa de uma das principais líderes locais, Ana Melena, depois de dinamitar a porta de entrada. Segundo vizinhos, os soldados revistaram todos os cômodos para finalmente levarem um computador, diante da ausência da dirigente.
O Exército confirmou que 10 pessoas foram detidas nas operações, durante as quais foram recolhidos diferentes tipos de armas que poderiam estar relacionadas com a morte de cerca de 25 camponeses governistas na quinta-feira, em violentos choques com opositores nas cercanias de Cobija, a capital distrito de Pando, no Norte do país.
Mortos e feridos
O governo boliviano informou ontem que são 15 os mortos "identificados e confirmados" nos violentos confrontos de Pando, que deixaram também 37 feridos e 106 desaparecidos. Os números foram fornecidos pelo ministro de Governo, Alfredo Rada, que explicou que os mais de 100 desaparecidos "estariam feridos e em risco de vida".