Título: Com bênção do Planalto, PDT ganha filiados
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/02/2005, País, p. A2

Com o respaldo do Planalto, o PDT recebeu na tarde de ontem a filiação do governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, e integrantes do seu grupo político - o deputado federal Maurício Quintela, o suplente Jurandir Boia (AL) e 20 prefeitos eleitos no ano passado, todos egressos do PSB e próximos ao governo federal. A filiação de governistas ao PDT é uma reação do Planalto à tentativa do ex-governador Anthony Garotinho de inflar o PMDB com parlamentares a ele ligados. O temor de governistas era de que o partido, esvaziado, acabasse nas mãos do peemedebista, considerado hoje o inimigo número um do governo.

Apesar das garantias do presidente do PDT, Carlos Lupi (RJ), de que o partido manterá a posição de combate ao atual governo, sobretudo à política econômica, a chegada dos novos pedetistas representa um equilíbrio de forças dentro da agremiação, que pendia fortemente para a oposição aberta, embora alardeasse independência. Na avaliação de integrantes do Planalto, com o PDT ''oxigenado'', o diálogo no Congresso fluirá com mais facilidade.

- Vou respeitar qualquer decisão do partido, mas confio em Lula. Sou a favor do diálogo. Podemos cobrar. Mas queda-de-braço não é a saída - afirmou o novo pedetista Ronaldo Lessa, dando o tom do discurso dos recém-filiados.

O partido também incorporou ontem a seus quadros o deputado João Fontes (AL), ex-P-SOL. Com as filiações, a bancada do PDT na Câmara passou de 14 para 16 parlamentares. O número pode chegar a 25 até março. Nos próximos dias, pode ser anunciada a chegada do governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e de um grupo de deputados paraibanos.