Título: Genoino: ''PT não vive do passado''
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Jornal do Brasil, 11/02/2005, País, p. A3

Na festa de 25 anos do partido, presidente pede que deputado Virgílio Guimarães desista da candidatura na Câmara

Além do bolo e champanhe, na festa de 25 anos do PT a dissidência representada pelo deputado Virgílio Guimarães, que concorre à presidência da Câmara, foi o principal tema das declarações do presidente do partido, José Genoino.

- Até a última hora, o último minuto antes da votação, nós vamos apelar para que ele desista. O PT está pedindo isso há tempos publicamente e nada melhor do que hoje (ontem) para reforçar esse pedido - afirmou Genoino na sede do partido em São Paulo.

Em comemoração ao 25º aniversário, o PT lançou um site com a história do partido, fotos e artigos de petistas ilustres. Além de José Genoino, estiveram presentes o senador Aloizio Mercadante e membros da Executiva Nacional. Os dirigentes admitiram que a rápida ascensão da legenda, coroada em 2002 com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, provocou divergências internas.

Genoino considerou que alguns críticos dentro e fora do PT têm uma ''visão sectária''.

- Outros são céticos e não compreendem que as mudanças no Brasil não podem ser feitas da noite para o dia. Muita coisa mudou neste país e não podemos viver do passado.

Segundo o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, o objetivo imediato do PT é garantir o êxito do governo Lula nos dois anos que restam de mandato e disputar as eleições de 2006 para dar continuidade ao projeto de mudança do país.

Mercadante destacou os bons resultados registrados na economia brasileira na gestão do presidente Lula, como o recorde de exportação, o saldo comercial brasileiro em 2004 (de US$ 32 bilhões), o aumento na produção industrial e agrícola, a geração de mais de 2 milhões empregos e a redução da dívida pública. Esses bons resultados foram obtidos sem a necessidade de ''venda do patrimônio público'', disse, numa crítica às privatizações feitas na gestão Fernando Henrique.

- Tiramos o Brasil da UTI e do hospital. Por isso, o Brasil está pronto para caminhar com as próprias pernas - disse Mercadante.

A principal atividade de comemoração ao aniversário será um ato público marcado para 19 de março, em Belo Horizonte, com a participação do presidente Lula. Está prevista uma agenda com seminários e discussões no mesmo mês, em São Paulo. Em setembro, o partido realiza eleições diretas para escolher seus novos dirigentes. O 13º Encontro Nacional do PT ocorre em dezembro, quando a legenda deve votar e atualizar seu programa de governo - discutindo, inclusive, as alianças em vigor.