Correio Braziliense, n. 22657, 02/04/2025. Política, p. 2
Pedido por Braga Netto
O Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que pedirá autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que parlamentares visitem o general Walter Braga Netto na prisão. O ex-ministro do governo Bolsonaro foi preso no fim do ano passado por obstrução de Justiça em investigações que apuram a tentativa de golpe de Estado.
“Na reunião do colégio de líderes, foi feita a solicitação, por vários senadores, para que o Senado pudesse se manifestar junto ao STF para que fosse autorizada a visita ao ministro Braga Netto. Eu fiz uma viagem e me comprometi com Vossa Excelência e com o colégio de líderes que iria acionar, a partir do Senado, o Supremo Tribunal Federal, para solicitar a possibilidade dessa audiência”, disse o presidente do Senado no plenário.
A decisão ocorreu após o senador Eduardo Girão (Novo-CE) reiterar o pedido feito por ele e outros parlamentares para visitar Braga Netto, citando as visitas recebidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando estava preso.
Davi Alcolumbre acolheu o pedido do senador e afirmou que, agora, essa é uma preocupação do Senado.
Braga Netto foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como um dos líderes da organização golpista e se tornou réu no processo que apura a tentativa de derrubar a democracia.
De acordo com as investigações, ele reuniu militares das Forças Especiais do Exército em sua casa para planejar as ações do golpe.