O GLOBO, n 32.327, 08/02/2022. Economia, p. 13

Produção de veículos cai 27,4% em janeiro

Ivan Martínez-Vargas


A queda, causada por Ômicron e falta de componentes, é a maior desde maio de 2020

A produção de veículos no país em janeiro foi de 145,4 mil unidades, uma queda de 27,4% em relação ao mesmo mês de 2021. Foi o pior resultado para um mês desde maio de 2020.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), pesou no indicador a permanência da escassez global de componentes, associada ao aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus nas montadoras.

Na comparação com os números de dezembro, quando foram produzidos 210,9 mil veículos, o recuo é ainda maior, de 31%.

Segundo a Anfavea, janeiro é um mês de queda na produção, devido às paradas de fábrica no final do ano e férias escolares. No entanto, a redução foi maior do que o esperado.

As vendas caíram em proporção semelhante: 126,5 mil unidades, 26,1% a menos que em janeiro de 2021.

A queda é semelhante à dos países latino-americanos e, segundo a Anfavea, eles tiveram um recuo médio de 20%.