O GLOBO, n 32.329, 10/02/2022. Brasil, p. 9

MEC anuncia notas do Enem, mas alunos têm problemas

Melissa Duarte e Bruno Alfano


Milton Ribeiro disse que resultado estaria disponível às 19h, mas candidatos que entraram no sistema nas primeiras horas relataram dificuldades no acesso

O Ministério da Educação antecipou para ontem à noite a divulgação das notas dos participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Minutos antes da liberação do resultado, que era aguardado para o próximo dia 11, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nas redes sociais que a pasta tomou a decisão de adiantamento após receber “muitos pedidos dos candidatos”. De acordo com ele, as informações estariam disponíveis às 19h no Portal do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No horário marcado, no entanto, e nas primeiras horas que se seguiram, estudantes relataram que não conseguiam acessar as notas.

No fim da noite, o Inep divulgou nota dizendo que os resultados individuais já haviam sido calculados e estavam prontos para divulgação, mas que a base ainda estava sendo “carregada”, atualizando a previsão: “Todos os resultados individuais estarão disponíveis na Página do Participante nas próximas horas”, dizia a nota.

A antecipação vale para alunos que fizeram a versão regular do exame. As notas podem garantir vagas em universidades públicas federais e estaduais, além de particulares.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato pode pleitear uma vaga em instituições públicas de ensino superior, como as universidades Federal Fluminense (UFF), de Brasília (UnB) e de Minas Gerais (UFMG). Para se inscrever, é preciso, no entanto, estar dentro da nota de corte, pontuação necessária para passar para o curso e ter nota da redação maior que zero. As inscrições começam na próxima terça-feira.

A nota do Enem também pode ser usada para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades privadas em todo o Brasil. Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular pode concorrer a uma vaga. As inscrições devem ser realizadas entre 22 e 25 deste mês.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pelo qual o governo subsidia mensalidades da graduação, também usa a nota da prova, e deve oferecer 111 mil vagas no primeiro semestre.

Ontem, O GLOBO lançou uma plataforma com as notas de corte de todos os cursos disponíveis no Sisu do ano passado. Ela pode ser acessada no site do jornal e servir como referência para que estudantes avaliem suas chances de aprovação.