
Acesso muito antes da publicação 
Com base nas informa-

ções, o consultor-jurídico do 
GDF afirma que o Correio já 
tinha, desde aquela época, 
acesso ao conteúdo das fitas 
grampeadas, por ordem da 
Justiça, como parte de um 
inquérito policial conduzido 
pela Delegacia Especial do 
Meio Ambiente (Dema) em 
1997. "Na reportagem que 
publicou contra o governa-
dor, no último dia 22, o Cor-
reio alegou que teve acesso 
às fitas no dia 11 de março  

de 2001. Mas este documen-
to comprova que o jornal já 
tinha acesso às fitas seis me-
ses antes, ou seja, em setem-
bro de 2000", afirma Ávila. 

"O fato de o jornal ter 
mentido sobre essas datas é 
um indício de que a reporta-
gem pode ter sido manipula-
da para prejudicar o gover-
nador Roriz", argumenta. 

O repórter Antônio Vital, 
do Correio, rebate a acusação. 
"Isso não tem o menor senti- 
do. O que eu pedi, ao Minis- 

tério Público, foram as có-
pias das denúncias nas quais 
aquelas pessoas estavam en-
volvidas. Jamais tive ne-
nhum acesso às fitas da es-
cuta telefônica, que eram ou-
tro assunto completamente 
diferente", garante ele. 

Para reforçar seu argu-
mento, Vital alega que tam-
bém solicitou um relatório 
completo ao procurador-ge-
ral do DF, Eduardo Albu-
querque, sobre as atividades 
dos grileiros de terras públi- 

cas em Brasília. "Ele me deu 
esses documentos, que tam-
bém não usei para fazer re-
portagens, e sim para me de-
fender", completa ele. 

O consultor jurídico diz 
ainda que há uma ligação 
mais próxima. "O repórter 
do Correio é casado com uma 
promotora, Alessandra 
Queiroga. Essa ligação fami-
liar desvenda o mistério. Foi 
graças a ela que o repórter 
obteve indevidamente as in-
formações", acredita Ávila. 


