Correio Braziliense, n. 22677, 22/04/2025. Política, p. 4
Exames de Sarney dão negativo para covid-19
Danandra Rocha
Internado desde a semana passada depois de apresentar sintomas gripais, o ex-presidente José Sarney teve uma melhora no estado de saúde. A informação consta em boletim médico, divulgado ontem, em seguida à realização de exames que deram negativo para o coronavírus. Aos 94 anos — e prestes a completar 95 na quinta-feira —, ele foi diagnosticado com covid-19 na semana passada.
O ex-presidente disse ao Correio Braziliense que se “sente melhor” e confirmou que “foi descartado” o diagnóstico de covid. Em nota, a médica Núbia Welerson Vieira, que vem cuidando de Sarney, disse que ele apresenta “melhora importante” e “uma “tendência de recuperação” no quadro de saúde. A intenção é que Sarney viaje para São Luís, sua terra natal, para festejar o aniversário ao lado dos filhos e netos.
Figura central na história política recente do Brasil, Sarney participou em Brasília de uma série de homenagens aos 40 anos da democracia, no mês passado. Primeiro presidente civil depois do fim da ditadura militar, que durou de 1964 a 1985, ele assumiu o cargo de forma definitiva em março de 1985, após a morte do presidente eleito Tancredo Neves — de quem era vice na chapa formada para concorrer contra Paulo Maluf, candidato do regime militar, no Colégio Eleitoral. Sua chegada ao poder concretizou a redemocratização do país. Antes da Presidência, Sarney construíra uma longa trajetória política: foi deputado federal, governador e senador pelo Maranhão.
Durante a ditadura, presidiu o PDS — então partido governista, que sucedeu a Arena —. Abanodou a legenda para se filiar ao MDB e unir-se ao movimento de transição democrática.