Correio Braziliense, n. 22677, 22/04/2025. Política, p. 4
Votar anistia não é prioridade
Alessandra Mello
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos PB), deixou claro, ontem, que a colocação na pauta de votação do projeto de lei que concede anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023, não é uma prioridade. Conforme enfatizou, o Brasil tem pela frente muitos problemas a serem resolvidos que passam pela discussão do Parlamento e esse é o foco.
“É nessa agenda que temos que focar. É gastarmos energia com aquilo que realmente venha a representar para o país avanços em muitos problemas que temos na saúde, na educação, na segurança pública. E penso que o Parlamento tem que focar nessa agenda, que é o que realmente a população espera de nós neste momento”, frisou, logo depois de participar, em São João del Rei (MG), de uma missa em homenagem Tancredo Neves, cuja morte completou ontem 40 anos.
Motta afirmou que tem buscado o diálogo com as lideranças partidárias e também com o Senado e outras instituições, pois o tema “divide” a Câmara.
“Tenho procurado, na nossa gestão, há pouco mais de dois meses, conduzir a Casa com muita serenidade, com muito equilíbrio. Essa será mais uma discussão que vamos conduzir dessa forma, ouvindo a todos, para que o Brasil possa sair dessas discussões mais forte”, assegurou.
Também questionado sobre o PL da anistia, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) — neto e auxiliar pessoal de Tancredo — afirmou que “o Brasil é muito mais do que essa polarização rasa, inculta, radicalizada que nós vivemos hoje. Então, tenho certeza que ele (Hugo Motta), com a serenidade, com a autoridade que tem, com o apoio de todos nós, vai encontrar um caminho que permita o Brasil olhar para frente”.
Além de Aécio, a cerimônia na cidade natal de Tancredo contou com a presença de parentes do ex-presidente. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), também participou.
Celebrada pelo monsenhor Geraldo Magela, na missa fez se um minuto de silêncio em homenagem ao papa Francisco, que morreu na madrugada de ontem, aos 88 anos. Depois da cerimônia, houve uma homenagem a Tancredo no mausoléu da família, onde o presidente está enterrado.
Frase
"É gastarmos energia com aquilo que realmente venha a representar para o país avanços em muitos problemas que temos na saúde, na educação, na segurança pública. E penso que o Parlamento tem que focar nessa agenda, que é o que realmente a população espera de nós nesse momento”
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara