
Davi Zocoli 

Romero Jucá: acusação de desvio de R$ 300 mil em Roraima 

TCU investiga ações de novo lider 
ABNOR GONDIM 

BRASÍLIA — O novo líder do 
governo no Senado, senador Ro-
mero Jucá (PSDB-RR), escolhido 
para substituir José Roberto Arru-
da (PSDB-DF), é acusado de par-
ticipar do desvio de R$ 300 mil 
destinados em 1992 pelo extinto 
Ministério da Ação Social à Fun-
dação Roraima. A acusação cons-
ta de processo iniciado há nove 
anos no Tribunal de Contas da 
União (TCU), onde tramita sob si-
gilo. Arruda renunciou à liderança 
do governo no Senado após ter si-
do acusado pela ex-diretora do 
Prodasen, Regina Célia Borges, 
de envolvimento na violação do 
painel do Senado. 

Representação do PPB de Ro-
raima encaminhada à Procurado-
ria Geral da República acusa Jucá 
de ter usado recursos públicos pa-
ra equipar a Fundação Roraima, 
entidade filantrópica que criou a 
TV Caburaí, afiliada da Rede 
Bandeirantes (RR). A empresa 
funciona na casa de uma filha do 
senador em Boa Vista. 

As ligações de Jucá com a fun-
dação começaram sete meses de-
pois de ele ter deixado o governo 
do Estado em 1990, quando se 
tornou sócio da entidade e da tele-
visão. É o que apontam documen-
tos levantados pelo Ministério Pú-
blico Federal em Roraima. O se-
nador nega as acusações. 

Investigação do TCU e da Re- 

ceita Federal identificou supostos 
desvios nos recursos repassados à 
Fundação Roraima pelo Ministério 
da Ação Social. O dinheiro teria si-
do aplicado na compra de remédios. 

Também foi descoberto que as 
notas de compra de remédios são 
frias e que a entidade pagou o em- 

placamento de três carros da famí-
lia. Um ex-dirigente da fundação 
disse que o dinheiro da entidade era 
usado ainda para pagar viagens e 
outras despesas pessoais do casal. 

Denúncias encaminhadas ao 
TCU e ao Ministério Público de 
Roraima apontam que Jucá é o  

verdadeiro dono da TV Caburaí, a 
segunda maior audiência em Ro-
raima. Isso porque ele também se-
ria o controlador da Fundação Ro-
raima, fundada em 1989. 

No último dia do governo José 
Sarney, em 14 de março de 1990, 
o Ministério das Comunicações 
outorgou uma permissão de TV 
para a fundação beneficiada pelo 
senador. 

Em julho do mesmo ano, o em-
presário Rubens de Camargo Pen-
teado, ex-assessor de imprensa de 
Jucá, registrou na junta comercial 
a criação da TV Caburaí. 

Em 28 de novembro de 1990, 
Penteado deixou a emissora e 
transferiu sua parte ao senad8r Ju-
cá, como consta da álteração.con-
tratual na junta comercial, segun-
do o Ministério Público. h ! 

Jucá atribuiu às acusaç&s ao 
governador de Roraima. Neudo 
Campos (PPB), a quem faz oposi- . 
ção em Roraima. -Nunca fui diri-
gente nem da fundação nem da te-
levisão", afirmou o senador. "A 
casa de minha filha é alugada pa-
ra a fundação", justificou. 

O senador disse que tentou 
montar com ex-assessor de im-
prensa uma produtora de vídeo 
para fins de campanha eleitoral de 
cuja sociedade ele participou. 
"Depois vimos que o negócio não 
daria certo", afirmou. 

Quanto às notas frias, Jucá dis-
se que a a Receita já multou a dro-
garia que as expediu. 


