
Associação mantém silêncio 
sobre denúncias no setor 

Estudos revelam 
detalhes sobre 
concessões nos 

governos Sarney e FHC 
RASÍLIA — A Associa-
ção Brasileira de Emisso-
ras de Rádio e Televisão 

(Abert), que reúne 2 mil das 
3.232 emissoras de radiodifusão 
do País, não quis se pronunciar 
sobre as constantes denúncias 
de irregularidades no setor. A en-
tidade tem mantido silêncio ao 
longo dos anos em relação aos 
desmandos no setor. A postura 
foi a mesma até em 1988, com o 
escândalo da batalha pelos cin-
co anos de mandato para o presi-
dente José Sarney. 

Segundo tese de mestrado fei-
ta por Paulino Motter na Uni-
versidade de Brasília, naquele 
ano Sarney e o ministro das Co-
municações, Antônio Carlos 
Magalhães, "presentearam" 91 
parlamentares com concessões, 
aumentando de 55 para 146 o 
número de parlamentares do-
nos de 'veículos. Passaram a re-
presentar 26,1% dos 559 consti-
tuintes. Sarney distribuiu 1.028  

concessões, sendo 82 de TV. 
Destas, 43 foram entregues no 
ano da votação da emenda dos 
cinco anos, e 30, distribuídas en-
tre parlamentares aliados. 

Outro estudo, feito em 2001 
pelo pesquisador Israel Bayma 
— atual integrante da equipe de 
transição do futuro governo —
retrata as concessões entre 1995 
e 1996. Segundo ele, o governo 
concedeu 1.848 licenças de repe-
tidoras de TVs, das quais 268 fo-
ram entregues a entidades ou 
empresas controladas por 87 po-
líticos, "todos favoráveis à ree-
leição (de FHC)" .  

O ex-presidente da Agência 
Nacional de Telecomunicações, 
Renato Guerreiro, vê risco na 
concentração de meios, princi-
pahnente quando o controle se 
estende a outras mídias. "O Es-
tado não pode abrir mão da plu-
ralidade de opiniões e de pontos 
de vista." O ministro Juarez 
Quadros reconhece que há ne-
Cessidade de se aperfeiçoar o 
processo, mas diz que "antes do 
decreto de Sérgio Motta, o pro-
cesso era totalmente discricioná-
rio, e hoje ele é aberto, com to-
dos os atos públicos". (J.R.) 


