Rádio Senado
14/07/2025
Título: Brasil fica abaixo da meta de alfabetização
Tempo: 2”36’
Brasil não atinge meta de alfabetização em crianças devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Repórter Maria Beatriz Giusti.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação revelou que a alfabetização de crianças no Brasil ficou 0,8% abaixo do esperado. A meta estabelecida pelo Compromisso Nacional da Criança Alfabetiza era de que pelo menos 60% dos estudantes que terminaram o 2° ano do ensino fundamental na rede pública estivessem alfabetizados até 2024, o número foi de 59,2%. O ministro da educação, Camilo Santana, apontou para a queda significativa de alfabetizados no estado do Rio Grande do Sul, o que diminuiu a média nacional. Em 2023, o número de crianças alfabetizadas no estado era de 63,4% e caiu para 44,7% em 2024. Com as fortes chuvas em abril e maio do ano passado, diversas crianças ficaram sem escola ou local apropriado para o estudo. O Inep, órgão vinculado ao MEC, considera uma criança alfabetizada aquela que consegue ler, compreender e tirar conclusões de pequenos textos, tirinhas e histórias em quadrinho, além de conseguir escrever textos simples. A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, entende que além das enchentes, o Brasil também enfrenta as consequências de uma educação pós-pandemia, que atinge todos os estados. Na Bahia, por exemplo, apenas 36% das crianças são alfabetizadas, de acordo com o estudo.
A gente sabe que esse fenômeno do Rio Grande do Sul e interferir e influenciar no resultado final. Mas a gente já vem nesse pós-pandemia com essa preocupação com a escola, com a alfabetização. Nesse momento, junto com a presidente da Comissão de Educação, vamos propor um debate sobre o porquê. E a gente vai ter que encontrar esse porquê, considerando o Rio Grande do Sul, claro, porque nós estamos escrevendo o PNE. Nós temos que escrever o PNE com dados, com elementos, e essa pesquisa é um dado, mas é um dado muito ruim.
A senadora também apontou para a responsabilidade de todos os entes governamentais em trabalhar e promover reformas na educação e garantir seu acesso em todas as fases.
Então a gente vai ter que entender o que aconteceu nos municípios. Entendo também que a gente vai ter que rever esse monte de obras que estão paradas, de mais de 3 mil obras na área da educação paradas no país.
O governo federal estabeleceu uma meta de aumentar o percentual de alfabetizados a cada ano pelos próximos cinco anos. Em 2030, a meta é que 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Maria Beatriz Giusti.