Correio Braziliense, n. 22685, 30/04/2025. Política, p. 6

Respaldo de governistas


Apesar de estar em processo de fritura pública, Lupi recebeu o apoio dos representantes do governo na comissão. Deputados do PT e o próprio líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), disseram conhecer o ministro e sua "índole". "Aqui todo mundo acha que quem cometeu o crime tem que pagar. Mas todo mundo aqui tem presunção de inocência. Você não pode, nos gritos, declarar uma pessoa acusada, quando não tem. Sabe o que saiu hoje (nesta terça-feira)? O inquérito da Polícia Federal com 1.541 folhas, com relatório financeiro, dinheiro saindo de uma conta e indo para outra. Pegou um bocado de gente, e não apareceu o nome dele. Então, primeiro, eu quero exigir respeito", disse Lindbergh.

O líder também argumentou que a investigação do INSS é uma prova de que as instituições estão funcionando sob o governo Lula. A apuração começou na Controladoria-Geral da União (CGU) {parte do Executivo} e evoluiu na PF.

Segundo a CGU, ao todo, entidades associativas descontaram mais de R$ 6 bilhões dos pagamentos feitos a aposentados e pensionistas de 2019 a 2024. O montante que foi desviado por golpistas, no entanto, ainda não foi calculado.