O GLOBO, n 32.334, 15/02/2022. Economia, p. 14

Empresas também têm direito a sacar recursos pelo sistema

Fernanda Trisotto


Consulta e agendamento devem ser feitos agora. Resgate começa em março

Empresas também podem fazer a consulta e descobrir se têm dinheiro “esquecido” nos bancos pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC). Assim como para pessoas físicas, há um calendário para agendar o resgate do saldo, a partir de março.

Neste primeiro momento, só é preciso informar o CNPJ da empresa no site valoresareceber.bcb.gov.br para obter uma data de agendamento.

As empresas também terão de ter cadastro na plataforma Gov.br, nível prata ou ouro. Para acessar o Gov.br com CNPJ, é necessário ter um certificado digital, seja ou não em nuvem.

Para a primeira consulta, basta informar o CNPJ da empresa e a data de criação. O BC escalonou o agendamento de consultas de saldo e resgate em três semanas, com uma data de repescagem. Se ainda assim a empresa perder o prazo, o dinheiro continua disponível para consultas futuras.

Para empresas criadas antes de 1968, o prazo é entre 7 e 11 de março para consultar e solicitar o resgate dos recursos, com repescagem no dia 12 do mesmo mês.

Para aquelas criadas entre 1968 e 1983, o prazo é entre 14 e 18 de março, com repescagem no dia 19.

Empresas criadas após 1983 terão a janela de 21 a 25 de março, com repescagem no dia 26.

A repescagem vai funcionar das 4h à meia-noite. Se a empresa perder essas datas, poderá consultar ou solicitar o resgate do dinheiro a partir de 28 de março.