O Estado de S. Paulo, n. 48100, 27/06/2025. Política, p. A12
Lula visita São Paulo e troca provocações com Tarcísio
Zeca Ferreira
Fellipe Gualberto
Em evento na capital paulista para o lançamento de um programa habitacional em parceria entre os governos federal e do Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e reclamou da ausência do chefe do Executivo paulista no ato, que participava de outra agenda, em São Bernardo do Campo. Questionado sobre o tema, Tarcísio foi irônico.
“O governador foi convidado para vir aqui. Se ele não veio aqui, parece que ele tem um compromisso em São Bernardo, mas ele foi convidado. Todo lugar que eu vou convido o governador. Só quero que vocês saibam: agora vocês estão sob os cuidados do governo federal e vamos respeitar vocês”, afirmou ontem Lula na Favela do Moinho, onde assinou portarias que permitem a compra assistida de moradias pelas cerca de 900 famílias residentes.
“Estou muito tranquilo com isso. O presidente vai fazer o evento dele lá, está tudo certo, e nós vamos continuar trabalhando”, disse o governador, em São Bernardo. “Nosso objetivo, sinceramente, não é fazer evento, é fazer entrega.”
A ausência do governador já era esperada. Tanto Tarcísio quanto o petista fizeram publicações em redes sociais abordando a transformação da Favela do Moinho, onde moradores e policiais já entraram em confronto em tentativas de desocupação da área. Lula citou a atuação do governo como tentativa de “enxotar” as famílias.