O GLOBO, n 32.338, 19/02/2022. Economia, p. 16

IR 2022: INSS já liberou informe de rendimentos

Martha Imenes


Documento para ser usado na declaração está disponível no site ou portal Meu INSS e pode ser acessado por aplicativo no celular

O prazo para que empresas, instituições e órgãos públicos entreguem o Informe de Rendimentos para o contribuinte poder preencher a declaração do Imposto de Renda de 2022 termina no próximo dia 28, mas o INSS já liberou o documento para aposentados e pensionistas. Deve prestar contas à Receita quem recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70, ou ter imóvel avaliado em mais de R$ 300 mil no ano passado ou ganho de capital. 

O informe está disponível no site ou portal Meu INSS e pode ser acessado, inclusive, pelo celular. Basta ter login e senha de acesso à plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços do governo federal.

Uma outra alternativa é acessar o link extratoir.inss.gov.br. Neste caso é preciso ter em mãos o número de benefício e documentos pessoais. 

O informe de rendimentos, também chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, contém um resumo dos valores recebidos pelos beneficiários.

ACESSO AO DOCUMENTO

Além de informar o Imposto de Renda recolhido mensalmente pelo contribuinte durante o último ano, o demonstrativo comprova o recebimento de benefícios durante o ano de referência e o desconto do IR na fonte. 

O acesso ao documento pode ser pelo site ou pelo aplicativo. No segundo caso, é preciso baixar o app “Meu INSS” no celular, e usar o mesmo login e senha exigidos no Gov.br. Em seguida, desça a tela, clique na aba “Outros Serviços” e depois em “Extrato de Imposto de Renda”.

Selecione o ano-calendário (para este ano é o de 2021) e o extrato que deseja consultar. Salve o extrato em PDF.