O GLOBO, n 32.342, 23/02/2022. Economia, p. 13

Eletrobras fica mais perto da privatização após assembleia

Bruno Rosa


Em clima tenso, acionistas aprovam processo. Próximo passo é definir o preço das ações

Após várias suspensões sob um clima tenso, os acionistas da Eletrobras aprovaram o processo de privatização da estatal em Assembleia Geral Extraordinária realizada de forma virtual na tarde de ontem.

O aval dos acionistas era considerado um passo essencial para permitir a venda da estatal. A assembleia aprovou o aumento de capital da empresa, que será feito por meio de oferta de ações.

Segundo uma fonte presente no encontro virtual, a reunião dos acionistas foi “tensa”, com muitos questionamentos em relação ao balanço financeiro da estatal. Apesar do assunto não ter entrado na pauta, acionistas minoritários questionaram os dados financeiros da companhia.

O encontro começou às 14h, foi suspenso por duas horas e, em seguida, sofreu com interrupções até ser aprovado por volta das 20h. Os 12 itens na pauta foram aprovados. A União e o BNDES não votaram.

Um dos próximos passos é a análise em março pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o preço de venda das ações, algo que ainda vai ser discutido no âmbito do conselho de administração da companhia. O governo espera concluir o aumento de capital em maio, que deve render R$ 25,3 bilhões ao Tesouro.

CRIAÇÃO DA DONA DE ITAIPU

É por meio da emissão de ações que a União irá reduzir sua fatia dos atuais 70% do capital votante para 45%, já que o governo não vai participar da operação.

Foi aprovada a reestruturação societária da empresa, com a criação da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), que será a dona de Eletronuclear e Itaipu. Houve ainda mudanças no estatuto social da Eletrobras e a criação de uma golden share (ação especial com poder de veto).

Minoritários se queixaram da retirada de participações de Itaipu e Eletronuclear. Houve alertas de que ações judiciais sobre pontos da assembleia podem crescer até a operação.