O GLOBO, n 32.342, 23/02/2022. Economia, p. 11

Ministro diz que é contra reajuste de servidor neste momento



O ministro da Economia, Paulo Guedes, se manifestou contra a concessão de reajustes a servidores neste momento. Ele disse que conseguiu reduzir o déficit público e que não é possível anular esses ganhos agora, destacando que todos sofreram perdas durante a pandemia.

As declarações ocorrem no momento em que o governo do presidente Jair Bolsonaro avalia conceder reajuste linear de R$ 400 a todos os servidores da União, de acordo com integrantes do Executivo.

REDUÇÃO DE 25% DO IPI

Guedes participou de evento de um banco de investimentos. Ele se mostrou otimista quanto à economia brasileira em 2022 e fez elogios à própria gestão. Disse que, em “tempos de guerra”, numa referência à pandemia, foi assumido o controle político do Orçamento público.

— Estamos num momento crítico. Vamos anular esses ganhos numa escalada de reajuste, com reposições salariais? Perdas salariais foram sofridas no mundo inteiro. Não foi só perda salarial. Perda de capital. Houve perda de salário, de aposentadoria. Vamos à ideia de buscar reposição, de mergulhar no passado tenebroso de reindexação, recessão, de dez, 15 anos de impostos altos, ou vamos ter coragem de dizer: não temos isso agora, vamos esperar um pouco?

Guedes voltou a falar em redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo ele, o aumento na arrecadação será mais bem aproveitado assim do que usando a sobra para o inchaço da máquina pública, em referência à disposição dos estados para reajustar servidores. A receita do IPI é dividida com governos locais.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse, no mesmo evento, que reduzir imposto não auxilia na queda estrutural da inflação:

—Se você abaixa o imposto ou faz alguma coisa que abre mão de receita para obter um preço mais baixo naquele momento, estruturalmente você não está ajudando a inflação. Você pode ter uma queda no curto prazo, mas na parte de expectativa de inflação isso vai se incorporar.