O GLOBO, n 32.349, 02/03/2022. Economia, p. 9

“INFLAÇÃO NO BRASIL PODE CHEGAR A 6%''

Sergio Vale / Economista


A alta do petróleo e a elevação dos preços internacionais de alimentos como milho e trigo —reflexo direto da invasão da Ucrânia pela Rússia —vão gerar impactos na economia do Brasil, e o Banco Central terá mais trabalho com os juros, segundo o economista Sergio Vale, da MB Associados.

Qual o impacto para o Brasil do avanço dos preços de produtos como petróleo e trigo?

A combinação dessa escalada de preços vai pressionar a inflação no Brasil e o Banco Central terá quer ser mais agressivo para conter essa espiral de aumentos. O mercado espera que a Selic, a taxa básica de juros, termine este ano em 12,25%, mas não seria surpreendente se ela chegar a 13%.

E quais serão os efeitos na inflação?

A pressão de agrícolas não é pequena e se dissemina no curto prazo pelo IPCA. A inflação oficial pode chegar a 6% este ano. Juros mais altos tendem a travar o crescimento, mas nossa projeção continua de crescimento zero.

Uma solução de curto prazo para o conflito evitaria efeitos adversos mais duradouros?

Mesmo que a guerra acabe logo, vamos ter problemas no mercado de energia nos próximos anos. Não há possibilidade de expandir a oferta de petróleo, embora a demanda tenda a desacelerar. As incertezas farão os preços continuarem subindo.