O GLOBO, n 32.349, 02/03/2022. Brasil, p. 08
Moradores acusam PM de executar três jovens em Salvador
Corporação alega que rapazes trocaram tiros com os policiais; Corregedoria vai investigar agentes
Três jovens negros da comunidade pesqueira de Gamboa de Baixo, em Salvador (BA), morreram baleados durante operação da Polícia Militar na madrugada de ontem. Eles foram identificados como Patrick Sapucaia, Alexandre Santos e Cleberson Guimarães. Moradores do local acusam os policiais de chegarem atirando e explodindo bombas. Já PM da Bahia alega que o trio estava armado, atirou contra os agentes e carregava drogas.
Dezenas de moradores amanheceram em protesto pelas mortes na comunidade. Em fotos tiradas, é possível ver rastros de sangue no chão e vários projéteis colocados por eles por cima da camisa de uma das vítimas. A líder comunitária Ana Cristina da Silva Caminha, de 48 anos, à frente da Associação de Moradores de Gamboa de Baixo e membro da Articulação do Centro Antigo de Salvador, conta que os relatos da comunidade são de crueldade por parte dos policiais.
—Eles estão dizendo que os rapazes trocaram tiros com a polícia. É mentira —afirmou.
A ocorrência foi registrada na Corregedoria-Geral da PM, que analisará a conduta dos agentes. A corporação não informou se eles serão afastados durante a apuração dos fatos