VALOR ECONÔMICO, n 5420, 19/01/2022, Internacional, A9
Ômicron pode suavizar surtos futuros de covid
Antony Sguazzin
Uma forte onda de infecções por covid-19 impulsionadas pela variante ômicron pode acelerar o fim das turbulências pandêmicas, pois aparentemente causa doenças menos graves e fornece uma proteção contra a delta, aponta um estudo da África do Sul.
Um estudo que usou amostras de 23 pessoas infectadas com a variante ômicron em novembro e dezembro mostrou que, enquanto indivíduos que pegaram a variante delta podem contrair a ômicron, aqueles que foram infectados pela ômicron não contraíram a delta, segundo os pesquisadores.
Embora a ômicron seja muito mais infecciosa do que a delta, dados hospitalares e de mortalidade em países como a África do Sul - o primeiro a experimentar uma onda da ômicron - indicam que a cepa causa doenças menos graves. O estudo mostra que a ômicron pode tomar o lugar da delta, disseram pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde da África.
Dos 23 participantes do estudo, 14 foram internados no hospital, mas só um precisou de oxigênio suplementar. Dez foram vacinados com vacinas produzidas pela Pfizer ou J&J, e ainda assim foram infectados pela ômicron.