Valor Econômico, v. 22. n. 5420, 19/01/2022, Empresas, B2 
Neoenergia inicia montagem do maior parque eólico do grupo no Brasil 

Gabriela Ruddy 
 

Neoenergia iniciou a montagem dos aerogeradores do parque eólico de Oitis, localizado entre o Piauí e a Bahia. O complexo eólico terá capacidade instalada de 566,5 megawatts (MW), o maior da companhia até então no país. A capacidade é suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes. 

Com 125 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares, os aerogeradores serão montados em duas etapas, num trabalho que dura, em média, seis dias e vai envolver cerca de 30 profissionais. 

Ao todo, o projeto terá 103 turbinas, que começaram a ser entregues em dezembro. As pás foram fabricadas na China e levadas de navio até o Porto de Suape (PE), de onde seguiram em carretas até o canteiro de obras. O processo deve levar aproximadamente 60 dias e precisa ser repetido 19 vezes. 

As obras foram iniciadas em novembro de 2020, três meses antes do cronograma previsto no plano de negócios da empresa. A previsão é que o projeto entre em operação ainda no primeiro semestre de 2022. Segundo a companhia, também está avançando a construção da subestação Oitis e da linha de transmissão de 70 quilômetros de extensão. 

Os dois empreendimentos ligarão os parques à subestação Queimada Nova II (PI), ponto de conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Também faz parte das obras civis a construção de 35 quilômetros de estrada para o acesso ao complexo eólico. 

“Estamos em ritmo acelerado de obras para iniciar a geração de energia limpa no parque eólico Oitis, um projeto estratégico para a expansão da carteira de renováveis da Neoenergia, que chegará a 1,6 GW [gigawatts] no seu portfólio de ativos eólicos este ano”, afirmou o gerente de projetos renováveis da Neoenergia, William Rodney. 

A Neoenergia, controlada do grupo espanhol Iberdrola, atua no Brasil nos segmentos de distribuição, comercialização, transmissão e geração de energia. 

O portfólio do grupo tem 4 GW em geração, sendo 3,5 GW de energia renovável. A empresa está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos atualmente. A companhia finalizou recentemente o complexo de Chafariz, na Paraíba, com 471 MW de capacidade. 

Também na Paraíba, o grupo está desenvolvendo os parques solares Luzia II e III, que poderão produzir até 149 MW no pico.