O GLOBO, n 32.350, 03/03/2022. Política, p. 4

Março é mês decisivo na corrida eleitoral



As principais definições do mundo político relativas às eleições de outubro ocorrerão neste mês de março. Com a abertura da janela partidária, hoje, os deputados terão até o dia 1º de abril para trocar de legenda sem o risco de perder o mandato. Além disso, a legislação estabelece que todos os interessados em entrar na corrida eleitoral precisam estar filiados ao partido pelo qual vão concorrer até seis meses antes do pleito, ou seja, o limite no horizonte é 2 de abril.

Este também é o prazo para aqueles que venceram eleições majoritárias —governadores e prefeitos —e querem disputar outros cargos, renunciarem ao mandato. A mesma regra vale para os nomeados na administração pública, como ministros.

Essas movimentações darão os contornos finais às principais chapas que vão concorrer à Presidência da República, com as definições dos vices e respostas aos últimos convites partidários. No final desse período, haverá um mapa mais claro para a negociação de alianças partidárias e palanques nos estados.