Correio Braziliense, n. 22715, 30/05/2025. Política, p. 2
Lula sai em defesa de Haddad, alvo até de fogo amigo
Victor Correia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alvo de uma saraivada de críticas após o anúncio de aumento do IOF, que repercutiu mal dentro e fora do governo.
Lula fez uma série de elogios a Haddad, durante evento no Paraná para a entrega de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O aumento do IOF provocou uma nova crise para a gestão, e o titular da Fazenda está sob fogo, inclusive, de aliados.
O chefe do Executivo destacou o trabalho do líder da equipe econômica ao mencionar que encontrou um país destruído ao retornar ao governo. “O Haddad, que é o ministro da Fazenda, ele sabe como é que nós encontramos a Fazenda. Ele sabe como é que nós encontramos este país, administrado da forma mais irresponsável possível. E consertar isso leva tempo”, argumentou.
Já Haddad comentou sobre as críticas que vem sofrendo nos últimos dias. “Servir ao governo do presidente Lula é sempre uma coisa interessante, por mais que você sofra, com tanto que você é criticado, ou que você é isso, que você é aquilo. Tem o dia de hoje para pagar todo o sofrimento, e a gente celebrar a vida de vocês”, disse.
Durante o evento, antes de sua fala programada, Lula pegou o microfone brevemente para explicar por que os Haddad e Jorge Messias, ministro da Advocacia Geral da União (AGU), discursariam aos integrantes do MST.
“Ele (Messias) e o Haddad vão falar porque são parte dos responsáveis pelo sucesso que nós tivemos aqui”, frisou o presidente. “Quando a gente tem gente competente para sentar em uma mesa e fazer negociação, a gente consegue muitas coisas neste país. Então, o Messias e o Haddad estão de parabéns”, acrescentou.
440 famílias contempladas
A visita do presidente Lula e comitiva oficializa a criação do assentamento de mais de 440 famílias na comunidade Maila Sabrina, entre os municípios de Ortigueira e Faxinal, na região centro-sul dos Campos Gerais do Paraná.