O GLOBO, n 32.351, 04/03/2022. Política, 8
MDB descarta federação, mas busca candidatura única
Sérgio Roxo
Baleia Rossi diz que mantém conversas com outros partidos, como União Brasil e PSDB, para lançar um só nome à Presidência
O presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou ontem que o partido não fará federação com outras legendas neste ano. A sigla estava em negociação com o União Brasil, mas as chances de um acordo já eram consideradas remotas.
“Comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que nosso partido não fará federação para as eleições de 2022”, escreveu Baleia, no Twitter.
No começo do mês passado, o presidente do MDB também havia admitido a possibilidade de abrir conversas para formar uma federação com o PSDB, mas lideranças dos dois partidos consideravam a possibilidade difícil. Os tucanos anunciaram que formarão uma federação com o Cidadania.
Ao descartar a entrada do MDB em uma federação, Baleia ressaltou que o partido continuará a discutir a união das legendas de centro em uma única candidatura presidencial. “Manteremos as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência”, destacou Baleia, no comunicado.
No final do ano passado, a legenda lançou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e ela será a porta-voz do partido na propaganda partidária que vai ao ar no próximo dia 10.
A unidade na eleição presidencial está sendo discutida com o União Brasil, que não tem nenhum nome colocado para a disputa pelo Planalto, e com o PSDB, que tem o governador de São Paulo, João Doria, como pré-candidato.
Antes do anúncio, uma ala do MDB já trabalhava para estruturar um bloco de apoio que supere a força que o Centrão tem atualmente e possibilite a retomada do controle da Câmara e do Senado no ano que vem.