O GLOBO, n 32.352, 05/03/2022. Política, p. 04
Ex-presidentes do PT fazem mobilização anti -Alckmin
Sérgio Roxo
Petistas organizaram debate para repelir indicação como vice de Lula do ex-governador paulista, chamado de 'golpista e neoliberal'
Os ex-presidentes do PT Rui Falcão e José Genoino e três correntes minoritárias do partido (Articulação de Esquerda, Democracia Socialista e Militância Socialista) realizaram ontem um debate para se contrapor à indicação do ex-tucano Geraldo Alckmin para ser vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial.
“Convidamos para uma reunião da militância petista engajada desde já na campanha Lula, contrária à indicação de um vice golpista e neoliberal (como Alckmin) e comprometida com a construção de uma candidatura à vice-Presidência da República alinhada com um programa antineo liberal”, informou o convite para o debate distribuído internamente.
No debate, os participantes se queixaram do fato de a escolha do vice de Lula não ter sido debatida nas instâncias partidárias. Pediram também que seja convocada imediatamente uma reunião do diretório nacional para tratar do tema.
Rui afirmou que o debate tinha o objetivo de ser o início de um movimento para influenciar a militância a repelir escolha de Alckmin.
— Todo mundo conhece quem é Geraldo Alckmin. Já há uma noção da devastação que foi a gestão tucana em décadas. E todas as suas afirmativas, que estão na imprensa e serão utilizadas na campanha, de ataques ao Lula e ao nosso PT.
Rui citou uma fala de 2017, em que Alckmin dizia que Lula queria concorrer à Presidência para “voltar à cena do crime”.
Genoino disse que Alckmin, quando governou São Paulo, foi o gestor de privatizações. Afirmou ainda que a campanha contra Jair Bolsonaro será dura.
— Esse tipo de campanha não comporta uma aliança com quem representa o projeto tucano em São Paulo, com que representou o pensamento privatista e o pensamento à direita.
Lula tem feito nos últimos meses uma série de elogios públicos a Alckmin. Aliados do ex-governador dão como certa a sua indicação para o posto de vice. Alckmin deixou o PSDB em dezembro, após 33 anos na sigla. Seu destino mais provável é o PSB.