O GLOBO, n 32.352, 05/03/2022. Política, p. 08
Isenção de taxa para jet-ski foi pedido de amigo de Bolsonaro
Malu Gaspar e Mariana Carneiro
Waldir Ferraz diz que atuou também para zerar tarifa sobre asas—delta
Amigo de longa data de Jair Bolsonaro, Waldir Ferraz afirma que atuou diretamente para que o governo zerasse a tarifa de importação sobre asas-delta e jetskis — o último um dos veículos preferidos do presidente em suas férias.
A regra que cria o benefício foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira e entra em vigor em dez dias. Até então, quem importasse os dois pagava 18% de imposto.
O benefício é o mesmo recebido por 30 produtos aeronáuticos no mesmo dia. Entre eles estão aviões e peças de reposição. Mas, apesar de fazer parte do mesmo pacote, a isenção das asas delta e dos jet skis foi publicada numa resolução à parte.
Ferraz não sabe o porquê dessa divisão, mas garante que, se não fosse a proximidade com o presidente, a isenção de imposto não teria saído. —Já havia um pedido antigo desde 2016, fui batalhando até chegar hoje. Se não fosse isso (a proximidade com o presidente), ficaria inviável conseguir —diz ele, que hoje trabalha como assessor no governo do estado do Rio de Janeiro.
Também conhecido como Jacaré, Ferraz avalia se candidatar a deputado federal nas próximas eleições. Assim como Bolsonaro, ele se formou no Exército como paraquedista e é praticante de voo livre. Trabalhou durante anos como assessor de imprensa das campanhas do presidente e do filho Carlos. No início do governo, recebeu a medalha da Ordem do Rio Branco.
Ferraz é um dos organizadores das motociatas de Bolsonaro, e costuma publicar fotos e vídeos com o presidente em suas redes sociais. Recentemente, deu declarações à revista “Veja” confirmando que havia um esquema de rachadinhas nos gabinetes da família. Em razão do episódio, disse ter suspendido temporariamente a pré-candidatura, mas ainda não desistiu em definitivo das eleições. Se for candidato, certamente usará a extinção da taxa como bandeira. No Instagram, ele comemorou. “Depois de anos de batalha, conseguimos a isenção de imposto de importação para asas, balões e planadores. E entrou nessa brincadeira agora também o jet ski. Devemos isso ao nosso presidente. Agora é comprar as asas e voar ”, afirmou.
Procurado, o Ministério da Economia afirmou que o pedido para zerar as alíquotas foi feito pela pasta do Turismo “para fomentar o turismo náutico no Brasil, o que por sua vez, promoverá benefícios em diversos segmentos da cadeia do turismo”. O ministério, porém, não deu maiores explicações sobre por que as asas delta receberam o mesmo benefício tributário.