Correio Braziliense, n. 22720, 04/06/2025.  Especial 11° Fórum Parlamentar do BRICS, p. 6

Temas internos marcam os debates

Wal Lima

 

Parlamentares brasileiros fizeram do primeiro dia do 11º Fórum Parlamentar do BRICS, que ocorre no Congresso Nacional, espaço para criticar o governo Lula e acusar a esquerda de instrumentalizar o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Fausto Pinato (PP-SP) levaram as discussões para o âmbito local.

Na reunião com os representantes das Comissões de Relações Exteriores, por exemplo, van Hattem criticou o que chamou de “instrumentalização ideológica” do BRICS por parte do governo Lula, defendendo que o grupo volte “a ser um espaço de cooperação econômica, e não de oposição geopolítica ao Ocidente”.

“A liberdade econômica não sobrevive sem liberdade política.

Onde há censura, a democracia enfraquece e os investimentos somem”, afirmou. Ele também denunciou o que chamou de “perseguição política” dentro do próprio Congresso Nacional e citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como responsável por ataques a parlamentares da oposição. “Infelizmente, mesmo aqui neste Congresso, temos membros do Parlamento que hoje são alvos de perseguição política por parte do governo Lula.

Entre eles, eu e o deputado Felipe Barros, presidente da Comissão de Relações Exteriores”, disse ele, que ainda enfatizou que o Congresso deve ser uma instituição forte e livre de pressões políticas ou retaliações.

Em coletiva de imprensa após o debate, o coordenador do Fórum, Fausto Pinato, direcionou críticas aos Estados Unidos, defendendo um BRICS mais pragmático e soberano. Ele cobrou medidas concretas para reduzir a dependência econômica e política em relação ao dólar e propôs a criação de sistemas alternativos de pagamento entre os países do bloco.

“O mundo está cansado das imposições unilaterais. O BRICS pode e deve ser a resposta”, enfatizou, defendendo que uma das medidas para a independência do bloco seria a criação de uma moeda internacional para garantir maior independência financeira aos países do grupo.

Questionado sobre as críticas do deputado Marcel van Hattem ao governo federal, Pinato disse que é natural que em um país democrático como o Brasil tenham-se questões como essa, em que um deputado da oposição utilize o espaço de debate para fazer críticas ao governo ou ao sistema judiciário.

O Fórum, que segue até quinta-feira, reúne delegações de mais de 18 países e busca fortalecer os laços entre os parlamentos do BRICS e seus parceiros estratégicos.