O GLOBO, n 32.354, 07/03/2022. Economia, p. 09

EUA e Europa discutem suspender importação de petróleo da Rússia



O governo dos Estados Unidos está" discutindo ativamente" com a Europa a possibilidade de proibir as importações de petróleo produzido na Rússia, disse ontem o chefe da diplomacia americana, Anthony Blinken, enquanto a Casa Branca está sob pressão de congressistas para adotar esta medida em meio à guerra.

— Estamos conversando com nossos parceiros e aliados europeus para que considerem, de forma coordenada, a ideia de proibir a importação de petróleo russo e, ao mesmo tempo, garantir que tenhamos oferta suficiente de petróleo nos mercados mundiais —disse Blinken à CNN durante viagem à Europa.

CARTÃO CHINÊS

Até agora as sanções impostas pelo Ocidente a Moscou poupavam o setor de energia, diante da forte dependência dos países europeus do gás russo. O embargo às importações do petróleo russo engrossaria uma série de retaliações à invasão da Ucrânia, que têm levado dezenas de empresas a saírem da Rússia.

A suspensão de operações de empresas como Paypal, Mastercard, Visa e American Express, levou três importantes bancos russos a anunciarem ontem que pretendem emitir cartões da bandeira chinesa Union Pay. Trata-se de um sistema internacional de pagamento, aceito em 180 países.