Correio Braziliense, n. 22723, 07/06/2025. Economia, p. 7
País volta a ser livre de aftosa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, receberam, ontem, em Paris, a certificação de que o Brasil está livre de casos de febre aftosa em gados sem vacinação.
O certificado foi entregue pela diretora-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Emmanuelle Soubeyran, em uma cerimônia na capital francesa, onde Lula realiza uma visita de Estado.
A certificação, na avaliação do governo, abre novas portas nas exportações de carne bovina brasileira para os mercados mais exigentes do mundo.
Em seu pronunciamento, Lula classificou o agronegócio brasileiro como um dos principais responsáveis por esse reconhecimento da OMSA.
“Esse certificado é o reconhecimento da robustez e da confiabilidade do nosso sistema de defesa agropecuária.
Mesmo sem a vacinação, está comprovado que a febre aftosa não circula mais em nosso país”, reforçou Lula.
Carlos Fávaro, descreveu o recebimento do certificado como algo “histórico”, ressaltando a força da sanidade agropecuária nacional e as vastas oportunidades comerciais que surgirão. “Um resultado de mais de 60 anos de trabalho sério e comprometido dos nossos estados e de todos que atuam nesse setor (no agro)”, disse o ministro.
Segundo o titular do Mapa, o Brasil cumpriu todos os requisitos e, a partir de agora, poderá acessar mercados, como o Japão, que pagam bem mais pela carne de nações que obtêm o aval da OMSA. (FAL)