O GLOBO, n 32.355, 08/03/2022. Política, p. 08

PSDB quer tirar Joel Santana “do banco'' para disputar eleição

Jan Niklas


Tucanos pretendem lançar ex-treinador e lutador Minotouro a deputado

O PSDB no Rio de Janeiro está organizando um evento de filiação para o próximo dia 19 em que espera filiar algumas estrelas do esporte como puxadores de voto do partido para as eleições deste ano. A expectativa é que o extreinador de futebol Joel Santana e o ex-lutador de MMA Rodrigo Minotouro se filiem à legenda. No ninho tucano, a proposta é que os dois saiam como candidatos à cadeira de deputado federal.

Segundo o secretário geral no PSDB no Rio, Max Lemos —que é atual secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do governo Cláudio Castro (PL) —, a popularidade dos dois nomes pode atrair eleitores para a sigla.

— O Joel tem esse jeito autêntico de falar o que pensa, o que é muito importante para um político hoje em dia. Já o Minotouro tem grandes projetos de inclusão através do esporte — disse Max Lemos, que aguarda uma resposta da dupla até o dia 19.

DANÇA DAS CADEIRAS

Os tucanos já acertaram as filiações do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jair Bittencourt (PP), e do prefeito de Barra do Piraí, no Sul do estado, Mario Esteves, que desembarcou do Republicanos. A entrada de ambos no partido será formalizadas no evento do dia 19.

Ainda de acordo com o secretário Max Lemos, serão anunciados pelo menos mais dois prefeitos de municípios fluminenses e um deputado estadual como novos nomes do PSDB para as eleições.

Segundo pessoas próximas a Joel Santana, ele tem comentado que vários partidos estão interessados em seu nome para a disputa eleitoral deste ano. O ex-treinador, ainda segundo interlocutores, diz ter afinidade com a política.