O GLOBO, n 32.355, 08/03/2022. Política, p. 06
Deputado perde 50 mil seguidores nas redes sociais
Lucas Mathias
Alçado á vida pública por atuação na internet, deputado lida com saída de apoiadores após declarações machistas
Após a divulgação de áudios com declarações machistas sobre as mulheres da Ucrânia, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), perdeu mais de 50 mil seguidores no Facebook e Instagram, segundo levantamento da plataforma MonitoraBR.
Conhecido como Mamãe Falei, o parlamentar tornou-se conhecido nas redes sociais ao gravar vídeos para o seu canal no YouTube — a popularidade fez com que fosse o segundo mais votado para a Assembleia Legislativa de São Paulo em 2018.
O levantamento mostra que, no perfil do deputado estadual no Facebook, houve uma perda de 26.184 seguidores desde a última sexta-feira. Ainda assim, porém, ele soma 1.643.506 seguidores no total. Nesse período, foram feitas cinco publicações, que resultaram em quase 102 mil interações, entre reações, comentários e compartilhamentos.
As palavras “lixo” (121 vezes), “merda” (118), “vergonha” (91) e “caráter” (75) foram as mais citadas pelos usuários que comentaram os posts.
PALAVRAS DE “REVOLTA”
No Instagram, o saldo foi similar: de 4 a 7 de março, do Val perdeu 26.643 seguidores e agora soma 702.076 pessoas em seu perfil. Na plataforma, nesse período, também foram feitas cinco publicações, com quase 179 mil interações.
Para Leonardo Alegri, diretor da MonitoraBR e responsável pela pesquisa, a queda no número de seguidores do deputado é “considerável e expressiva”, especialmente “para um parlamentar que surgiu politicamente através da sua atuante presença digital”. Ainda segundo Alegri, as palavras mais comentadas “refletem a revolta dos internautas perante as declarações do áudio vazado”.
Nos áudios, do Val afirma que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Já em outro momento, ele diz que, no grupo que deixava o país em meio à guerra com a Rússia, só havia “deusas”
“FOI EMPOLGAÇÃO”
No sábado, quando desembarcou em São Paulo, ele se desculpou e disse que as frases foram ditas em um momento de entusiasmo. As mensagens foram enviadas em um grupo de WhatsApp, mas o conteúdo começou a circular na noite de sexta-feira.
—Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. Foi um erro num momento de empolgação. Foi um áudio machista, assumo e peço desculpas a todas as mulheres — afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais.