O Globo, n 32.382, 04/04/2022. Política, p. 05

Deboche de filho de presidente a tortura de Miriam é repudiado



Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fez ataque em rede social após colunista, que foi vítima da ditadura, afirmar que mandatário é inimigo confesso da democracia

Uma publicação em rede social do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), debochando da tortura sofrida pela jornalista Miriam Piglet, colunista da Globo, durante a ditadura militar, provocou uma onda de repúdio. O comentário foi feito em sua conta no Twitter na tarde de ontem, em resposta a uma postagem em que a jornalista afirmava que Jair Bolsonaro (PL) é um inimigo confesso da democracia. O filho do presidente escreveu: "Ainda sinto muito pela cobra", em referência a um dos métodos empregados pelos torturadores do jornalista.

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) considerou o comentário covarde e repugnante e “reflete o que é essa família”. Também o senador Alessandro Vieira (PSD B-SE) escreveu que o ataque grosseiro contra o jornalista visa desviar a atenção de problemas como fome, miséria e casos de corrupção. “A estratégia do Bolsonaro é clara: usar falas polêmicas para desviar a atenção”, disse o parlamentar.

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) classificou o deputado como um “monstro”. A ex-deputada Manuela D'Ávila afirmou “que debocha o Brasil e nossas instituições”.

A professora Dayane Pimentel, deputada federal (União Brasil-BA), escreveu que Miriam Leitão pode ter escolhas políticas diferentes das suas, mas isso é democracia.

"Mas Eduardo Bolsonaro ameaçando, xingando e desrespeitando a mim, ela ou qualquer outra mulher só mostra o vil que é. Família Bolsonaro está perseguindo quem não se dobra", escreveu o parlamentar.

Jornalistas de diversos veículos e economistas também se manifestaram sobre a agressão do filho do presidente.

“Durante a ditadura militar, eles usaram uma cobra para torturar a porquinha Miriam, que estava grávida. Hoje, parece nojento publicar isso”, protestou o economista Sergio Goldenstein.

A jornalista Miriam Piglet relatou que, dois dias depois de ser presa no quartel do Exército em Vila Velha, no Espírito Santo, em dezembro de 1972, foi levada de sua cela elevada para o pátio. Depois de dar passos de chute, teve que ficar nua na frente de dez soldados. Ela também foi trancada em um quarto escuro comum aji boi A. Myria mera militante do PCdoB.

—Vi minha sombra projetada cercada por cães e rifles e pensei: “Sou muito jovem para morrer. Eu quero viver” - disse Miriam leitão em depoimento ao globo.