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dc.date.accessioned 2016-03-15T00:03:56Z
dc.date.issued 1880
dc.identifier.uri http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/518717
dc.description Gravuras selecionadas: v.1: Pórtico de São Lourenço, Roen [p. 1]; Chateau Gaillard [p. 9]; Monte Saint Miguel, Normandia [p. 11]; Saint Malo vista da praia [p. 16]; Dinan [p. 17]; Château de Combourg [p. 20]; Château de Vitré [p. 24]; Quimper [p. 26]; Saida da missa, Plouaret [p. 29]; Casas nobres inglesas: Haddon Hall [p. 31-36], Castelo de Kenilworth [p. 42], Penshurst [p. 43], Castelo de Hever [p. 47], Castelo de Scarborough [p. 50]; Hospital de S. Pedro, Bristol [p. 52]; Veneza [p. 60]; Rialto [p. 62-63]; Casa de Desdemona [p. 72]; Palacio Cavalli [p. 73]; Palácio do Camelo [p. 75]; Palácio Ducal, Veneza [p. 76]; Palácio dos Doges, Veneza [p. 80]; Ponte dos Suspiros, Veneza [p. 81]; Igreja de S. Giovanni e Paolo, Veneza [p. 84]; Floresta de Fontainebleau [p. 92, 95-96, 99]; Monte Carlo, Monaco [p. 106]; Mônaco vista da terra-firme [p. 108]; Castelo de Sermione [p. 132]; Lago di Como [p. 140]; Alpes vistos do Monte Generoso [p. 141]; Lago Maggiore [p. 145]; Ilha de San Giulio [p. 151]; Castelo de Lourdes [p. 157]; Ponte de Orthez [p. 161]; Castelo de Pau [p. 162]; Igreja dos Templários em Luz [p. 166]; Ponte próximo de Gavernie [p. 172]; Brecha de Roland [p. 174]; Castelo de Foix [p. 181]; Fonte nos Jardins Borghese [p. 188]; Colunata do Forum de Nerva [p. 190]; O Monte Palatino e o Arco de Constantino vistos do Coliseu [p. 195]; Interior do Coliseu [p. 198]; Templo de Vesta [p. 199]; Aqueduto da Campagna [p. 203]; Castelo de Santo Angelo, Terni [p. 213]; Porta de Santa Maria, Burgos [p. 222]; Passagem de Pancorbo com trem [p. 225]; Ávila [p. 230]; Aqueduto de Segóvia [p. 235]; O rio e o Alcazar de Segovia [p. 237]; Cataratas de Triberg [p. 250]; Ratisbona [p. 258]; Danúbio [p. 268].
dc.description.abstract A obra foi impressa no último quartel do século XIX, tendo em vista que Salomão faleceu em 1900 e David Corazzi vendeu o negócio em 1888, por problemas de saúde. Os volumes trazem no colofão o número 83, que é o endereço do editor e não o ano da impressão, como alguns julgam ser. Os belos desenhos, em preto e branco, de localidades, paisagens, edifícios, pessoas e animais da Europa, ilustram o texto, que pode ser considerado um guia turístico da Europa, talvez o mais bonito e erudito até o momento publicado, a despeito da grande dimensão. Interessantíssimo pelas cenas, trajes e situações do cotidiano europeu do século XIX. É uma viagem de época. Infelizmente os editores não tiveram o cuidado de relacionar o nome dos ilustradores, o que certamente teria valorizado muito a obra e nem mesmo o autor do texto, muito bem cuidado. Não é propriamente rara, visto tratar-se de obra impressa na Europa, no século XIX, onde a imprensa já existia desde o século XV, mas distingue-se pela qualidade das ilustrações e pelo retrato de uma realidade que já não existe mais.
dc.description.statementofresponsibility Executadas pelos principaes desenhadores e gravadores pt_BR
dc.format.medium 2 v. (iv, 279; 283 p.) : il., gravs. p&b ; 33 cm. pt_BR
dc.publisher Salomão Saraga pt_BR
dc.publisher David Corazzi pt_BR
dc.subject.other Europa, descrição pt_BR
dc.subject.other Europa, obra pictórica pt_BR
dc.title A Europa pittoresca : obra illustrada com numerosas gravuras pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Livro pt_BR
dc.type Obra rara pt_BR
local.publisher.place Paris
local.publisher.place Lisboa


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