Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/598838
Título: A greve dos servidores públicos civis em face das reformas de austeridade : um direito constitucional em disputa
Autor(es): Schlottfeldt, Shana
Dutra, Renata Queiroz
Data do documento: 2022
Citação: Revista de informação legislativa, v. 59, n. 234, p. 61-88, abr./jun. 2022
Resumo: Este artigo trata do direito de greve dos servidores públicos civis com base em julgados paradigmáticos do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Articulada com as reformas de austeridade, a discussão teórica organizou-se em torno dos seguintes pontos: delineamento do direito de greve na Constituição da República Federativa do Brasil; exigência de lei para seu exercício e omissão legislativa no caso dos servidores públicos; natureza jurídica da greve no serviço público e seus impactos sobre a remuneração alusiva ao período de greve; negociação coletiva no âmbito do serviço público; competência para julgar demandas relativas ao direito de greve dos servidores; definição de serviços e atividades essenciais no serviço público. As disputas relacionadas ao direito de greve no serviço público demonstram o encontro das políticas neoliberais de reforma do Estado, o esvaziamento dos estatutos de direitos do trabalho e as restrições ao direito de greve.
Descrição: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Texto em português; resumos em português e inglês.
"...o que se observa é que, pari passu ao processo de transformação do Estado, do serviço público e do seu estatuto de direitos, foram acontecendo disputas jurídicas e políticas acerca do direito de greve dos servidores, que fora assentado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB). Em outros termos, paralelamente às reformas neoliberais ou reformas de austeridade, conforme identifica Ferreira (2012) foram operadas, pela via jurisprudencial, constrições importantes no direito de greve dos servidores públicos. Assim, no atual cenário político, são limitadas as possibilidades de exercício do direito de greve pelos servidores como forma de oposição à agenda de reforma administrativa."
URI: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/598838
Aparece nas coleções:Artigos (RIL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
001219976_Greve_servidores_reforma_austeridade.pdf324,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons