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dc.contributor.author Nóbrega, Elisabeth pt_BR
dc.date.accessioned 2008-08-28T22:07:29Z pt_BR
dc.date.accessioned 2013-04-15T03:25:33Z
dc.date.issued 2008-08-21 pt_BR
dc.identifier.citation Textos para Discussão, n. 45, ago. 2008 pt_BR
dc.identifier.uri http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/102058
dc.description.abstract Nos últimos vinte anos, o governo brasileiro tem modificado drasticamente sua política de proteção à marinha mercante, que hoje apresenta uma operação bastante desregulamentada e liberalizada em relação à vigente nos anos oitenta. Embora ainda mantendo incentivos para a construção e registro de embarcações e um nicho de reserva de mercado (cabotagem), é inegável a abertura introduzida no setor, que hoje opera no longo curso praticamente sem restrições de competição entre empresas nacionais e internacionais. Nesse contexto, o presente trabalho pretende refletir sobre a questão da importância de o Brasil ter uma marinha mercante forte em vista dos custos que essa opção inevitavelmente implica. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Elisabeth Nóbrega pt_BR
dc.format.medium 19 p. pt_BR
dc.publisher Brasília : Senado Federal, Consultoria Legislativa pt_BR
dc.relation.ispartofseries Textos para discussão ; 45 pt_BR
dc.subject.other Transporte marítimo pt_BR
dc.subject.other Marinha mercante pt_BR
dc.title Evolução e perspectivas de desenvolvimento da marinha mercante brasileira pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


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