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dc.contributor.author Amaro, Meiriane Nunes pt_BR
dc.date.accessioned 2011-02-03T15:03:55Z pt_BR
dc.date.accessioned 2013-04-15T03:05:31Z
dc.date.issued 2011-02-01 pt_BR
dc.identifier.uri http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/195344
dc.description.abstract Já empreendemos duas reformas da previdência social, uma no Governo FHC, outra no Governo Lula. No entanto, ambas repercutiram basicamente no regime próprio de previdência dos servidores e, em menor proporção, no regime privado de previdência complementar, deixando as condições que regem o regime geral de previdência social praticamente inalteradas. Enquanto isso, a restrição fiscal que motivou o encaminhamento ao Congresso Nacional da primeira proposta de reforma previdenciária, em 1995, continua, agora potencializada pelo estratosférico aumento dos gastos do INSS. A situação é ainda mais grave quando confrontada com os prognósticos demográficos. Estamos envelhecendo, e a uma velocidade mais rápida do que a verificada nos países do Velho Mundo, que, ao contrário de nós, enriqueceram antes de envelhecer.Sendo nossa previdência pautada pelo regime de repartição, é a população em idade ativa que sustenta a inativa. Com o envelhecimento da população, haverá cada vez menos pessoas trabalhando e, assim, sustentando o crescente número de idosos no Brasil. Nesse contexto, fica evidente que, se nada fizermos agora, nossas despesas previdenciárias simplesmente explodirão, comprometendo o futuro das próximas gerações de brasileiros. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Meiriane Nunes Amaro pt_BR
dc.format.medium 82 p. pt_BR
dc.publisher Brasília : Senado Federal, Consultoria Legislativa pt_BR
dc.relation.ispartofseries Textos para discussão ; 84 pt_BR
dc.subject.other Previdência social - reforma pt_BR
dc.title Terceira reforma da previdência: até quando esperar? pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


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