dc.contributor.author | Nóbrega, Elisabeth | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-08-28T22:07:29Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-15T03:25:33Z | |
dc.date.issued | 2008-08-21 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Textos para Discussão, n. 45, ago. 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/102058 | |
dc.description.abstract | Nos últimos vinte anos, o governo brasileiro tem modificado drasticamente sua política de proteção à marinha mercante, que hoje apresenta uma operação bastante desregulamentada e liberalizada em relação à vigente nos anos oitenta. Embora ainda mantendo incentivos para a construção e registro de embarcações e um nicho de reserva de mercado (cabotagem), é inegável a abertura introduzida no setor, que hoje opera no longo curso praticamente sem restrições de competição entre empresas nacionais e internacionais. Nesse contexto, o presente trabalho pretende refletir sobre a questão da importância de o Brasil ter uma marinha mercante forte em vista dos custos que essa opção inevitavelmente implica. | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Elisabeth Nóbrega | pt_BR |
dc.format.medium | 19 p. | pt_BR |
dc.publisher | Brasília : Senado Federal, Consultoria Legislativa | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Textos para discussão ; 45 | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject.other | Marinha mercante | pt_BR |
dc.title | Evolução e perspectivas de desenvolvimento da marinha mercante brasileira | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
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