dc.date.accessioned | 2017-12-30T13:52:18Z | |
dc.date.issued | 2015-06-25 | |
dc.identifier.uri | http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/536179 | |
dc.description | Depoimentos: Jonas Bertucci, presidente da ONG Rodas da Paz; Felipe Aragonez, diretor geral do Instituto CicloBR; Cristian Trentin, diretor de uma empresa de entregar em bicicletas em Curitiba; Kaian Machado, dono de uma empresa de entregas em Porto Alegre; André Pontes, professor de Educação Física; Renata Florentino, Socióloga; Débora Bravo, jornalista; Jordan Fonseca Gouveia, Comissão dos Ciclistas do Amazonas; Senador Inácio Arruda (PCdoB/CE); Leitura de pronunciamento da Senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO). | pt_BR |
dc.description | Reportagem e redação: Roberto Fragoso; Produção: Rodrigo Rezende; Edição: Mauricio de Sanchez; Locução: Marluce Ribeiro, Renato Coelho e Roberto Fragoso; Trabalhos técnicos: André Menezes; Colaboração: Adriano Faria e Olívio Calábria; Diretor da Rádio Senado: Ivan Godoy. Diretor da Secretaria de Comunicação Social: Davi Emerich. | pt_BR |
dc.description.abstract | Junho de 2013 a população brasileira foi às ruas protestar contra os problemas que atingem a sociedade entre os vários motivos que causaram as manifestações, insatisfação com a política, gastos com a Copa do Mundo e baixa qualidade dos serviços públicos o que mais se destacou foi o aumento da passagem de ônibus em 20 centavos na cidade de São Paulo. O estopim dos protestos mostrou que a uma das maiores mazelas das cidades brasileiras é a mobilidade urbana o transporte motorizado e individual em carros foi o foco das políticas governamentais durante décadas já não atende a toda a população que fica presa diariamente por horas em longos engarrafamentos nos grandes centros. O transporte coletivo por sua vez ônibus e metrô é de baixa qualidade, superlotado e demorado. Nesse cenário as bicicletas ganha força com solução para o transporte. São rápidas, leves, práticas, não precisam de estacionamento e ainda por cima não poluem. Mais o uso das bicicletas no dia a dia das grandes cidades ainda é considerado perigoso principalmente pela falta de cuidado e proteção tanto pelo Estado que não privilegia essa forma de transporte como pelos motoristas que não respeitam os ciclistas, ainda assim cada vez mais pessoas entende que a mobilidade urbana não pode continuar com estar e escolhem se locomover em duas rodas mesmo enfrentando uma serie de dificuldades. | pt_BR |
dc.format.extent | 12 min 57 seg (primeira parte); 16 min 03 seg (segunda parte) | pt_BR |
dc.publisher | Brasília : Senado Federal, Rádio Senado | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | (Reportagem Especial) ; | |
dc.subject.other | Documentário, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Bicicleta, análise, zona urbana, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte alternativo, análise, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Ciclovia, planejamento, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Circulação urbana, programa, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação no trânsito, legislação, Brasil | pt_BR |
dc.title | Guerreiros do pedal [gravação de som] | pt_BR |
dc.type | Áudio | pt_BR |
dc.type | Gravação oral | pt_BR |
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