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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Salto, Felipe Scudeler
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pellegrini, Josué Alfredo
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Mesquita, Luiza Muniz Navarro
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Silva, Maria Vitória da
dc.contributor.other Nunes, Vinı́cius Quintanilha
dc.date.accessioned 2020-12-14T17:05:20Z
dc.date.issued 2020-12-14
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/580954
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract A revisão da série do PIB trimestral apresentada pelo IBGE torna mais provável que a queda do PIB de 2020 fique entre 4,5% e 5,0%. Esses fatores colocaram um viés de alta nas atuais projeções da IFI para o PIB, em 2020 e 2021, respectivamente, de menos 5,0% e mais 2,8%. Em outubro, o pagamento de tributos diferidos influenciou positivamente o resultado da receita primária do governo central. Já retornaram ao caixa da União R$ 33,5 bilhões de tributos diferidos, no segundo trimestre de 2020, de um total de cerca de R$ 48 bilhões. Até o início de dezembro, 85% das despesas autorizadas para o combate à pandemia haviam sido pagas. Parte do que não for pago em 2020 poderá ser executada em 2021 por meio de restos a pagar. Por serem derivados de créditos extraordinários abertos em 2020, esses gastos não estariam sujeitos ao teto de gastos de 2021. O uso dos restos a pagar poderá ser relevante, por exemplo, nas despesas da área da Saúde, como as destinadas à vacinação. Até o fim do ano, apenas a LDO deverá ser votada. Sem a aprovação do Orçamento, no início de 2021 teremos a execução provisória do PLOA, disciplinada pela LDO. Nesse período, a maior parte dos gastos pode ser realizada normalmente. As regras limitam especialmente os gastos discricionários, mas, mesmo nesses casos, despesas da Saúde e da Defesa Civil, por exemplo, estão resguardadas. pt_BR
dc.format.medium 42 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Brasília : Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 47 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política fiscal, Brasil pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política orçamentária, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other COVID-19 pt_BR
dc.subject.other Produto interno bruto (PIB), Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : dezembro de 2020 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR


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