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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Salto, Felipe Scudeler
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pellegrini, Josué Alfredo
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Mesquita, Luiza Muniz Navarro
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Silva, Maria Vitória da
dc.contributor.other Nunes, Vinı́cius Quintanilha
dc.date.accessioned 2021-01-18T17:29:53Z
dc.date.issued 2021-01-18
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/583296
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract Atualizações preliminares indicam que o PIB nominal deve encerrar o ano de 2020 em R$ 7,387 trilhões. A queda menor da atividade econômica e a aceleração da inflação contribuem para um menor crescimento da relação dívida/PIB em 2020. A IFI acredita que uma das possibilidades a ser adotada é o corte de despesas discricionárias. As despesas discricionárias do governo central somaram R$ 128 bilhões, no acumulado de 12 meses até novembro. Em outubro, o Banco Central e o Tesouro Nacional anunciaram mudanças em relação ao funcionamento do mercado primário e secundário para aperfeiçoar o enxugamento de liquidez da economia e reduzir os prêmios de risco pedidos pelos agentes nas novas emissões de dívida pública. A partir de outubro, houve redução nos fluxos de operações compromissadas, concomitantemente a um aumento das emissões de títulos públicos no mercado primário. As estatísticas fiscais do BC mostram movimento parecido, com forte redução no estoque de operações compromissadas em novembro. Orçamento de 2021 não deve ser aprovado antes de abril. No caso da LDO, o projeto foi votado em dezembro diretamente pelo Plenário do Congresso. Até o momento, previsão de gastos com a Covid-19 em 2021 é de R$ 36,1 bilhões. Esse valor equivale à soma dos restos a pagar inscritos em ações relacionadas à Covid-19 (R$ 16,1 bilhões) com o crédito reaberto para implementação da vacinação (R$ 20,0 bilhões). Dos R$ 16,1 bilhões em restos a pagar, R$ 2,3 bilhões são relativos ao auxílio emergencial a vulneráveis e trabalhadores informais e R$ 8,0 bilhões se referem ao benefício emergencial a trabalhadores formais. pt_BR
dc.format.medium 38 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Senado Federal. Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 48 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Covid-19 pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política fiscal, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política orçamentária, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inflação, Brasil pt_BR
dc.subject.other Produto interno bruto (PIB), Brasil pt_BR
dc.subject.other Dívida pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Despesa pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other COVID-19, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : janeiro de 2021 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


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