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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Salto, Felipe Scudeler
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Mesquita, Luiza Muniz Navarro
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Silva, Maria Vitória da
dc.contributor.other Nunes, Vinı́cius Quintanilha
dc.date.accessioned 2021-06-16T17:53:04Z
dc.date.issued 2021-06-16
dc.date.submitted 2021-06-16
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/590036
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract O quadro macroeconômico e fiscal melhorou. As projeções da IFI indicam crescimento econômico maior em 2021, ainda que o PIB potencial não tenha mudado. Além disso, o deflator, pressionado pela evolução da taxa de câmbio e dos preços das commodities, produzirá um PIB nominal mais elevado em 2021. A dívida pública, neste cenário, diminuirá de 88,8% para 85,6% do PIB entre 2020 e 2021. No cenário otimista, poderia ficar em 83,9%. Apesar da evolução ainda preocupante da Covid-19, o crescimento da economia no primeiro trimestre veio acima do esperado. A abertura do PIB mostrou que as condições econômicas externas estão favorecendo a recuperação. O risco associado à evolução da pandemia e ao ritmo de imunização necessário para uma abertura segura representa ainda a principal fonte de incerteza quanto ao comportamento prospectivo do PIB em 2021. Nos primeiros meses do ano, houve forte crescimento da receita primária do governo central. A IFI recalculou as séries de receitas primária e líquida do governo central. A título de ilustração, a receita primária ajustada teria crescido 11,3%, em termos reais, no acumulado de 2021 até abril (contra 16,6% apurados nos dados originais). A estimativa para o déficit primário do governo central saiu de R$ 233,6 bilhões, em agosto de 2020, para R$ 178,4 bilhões, na última avaliação. Descontados os gastos excepcionalizados da regra, o déficit primário vai a R$ 118,8 bilhões, bem distante da meta de déficit de R$ 247,1 bilhões. A melhora decorre do desempenho das receitas. No cenário base, projeção da IFI para o déficit primário é de R$ 197,0 bilhões, R$ 18,6 bi acima do projetado pelo Executivo. A diferença é explicada pela despesa, em especial pelos créditos extraordinários (+R$ 18,9 bilhões) e discricionárias (+R$ 18,2 bilhões). No primeiro caso, a IFI considera a prorrogação por dois meses do Auxílio Emergencial. No segundo, os principais fatores são diferenças nas projeções de gastos obrigatórios, que ampliam o espaço para crescimento de discricionárias, assumindo ainda que toda a folga do teto de gastos seria utilizada. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.format.medium 59 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 53 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política fiscal, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política orçamentária, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Covid-19 pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Produto interno bruto (PIB), Brasil pt_BR
dc.subject.other Produto primário, preço, Brasil pt_BR
dc.subject.other Dívida pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Despesa pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Receita pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Arrecadação da receita, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : junho de 2021 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR


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