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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Salto, Felipe Scudeler
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Caldas, Carla Cristina Osório
dc.date.accessioned 2022-03-16T17:54:24Z
dc.date.issued 2022-03-16
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/596473
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract O agravamento de tensões geopolíticas no Leste Europeu traz consequências à cena econômica, em especial o aumento dos preços de energia e alimentos. A aceleração do processo inflacionário impactará a renda disponível das famílias e o ambiente permeado por incertezas e por maior aversão ao risco deverá reduzir os investimentos. A perspectiva para o crescimento global em 2022, portanto, deverá ser afetada. O resultado positivo do PIB brasileiro no quarto trimestre de 2021, por sua vez, levou a um ligeiro aumento das expectativas de mercado para o crescimento econômico, para 0,4%. A IFI, por ora, mantém a projeção em 0,5% para a alta real do PIB em 2022. As perspectivas de mercado se deterioraram após o anúncio de reajustes nos preços de combustíveis pela Petrobras. A arrecadação de tributos pela União registrou forte elevação em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2021. O crescimento foi de 17,8% em termos reais. Nos próximos meses, no entanto, o ritmo de expansão das receitas deverá arrefecer. A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) atingiu o nível de 79,6% do PIB em janeiro. Segundo o Tesouro Nacional, o governo tem sido relativamente bem-sucedido na estratégia de alongar os prazos de vencimento dos títulos da dívida. O Governo publicou decreto reduzindo linearmente o IPI e, mais recentemente, aprovou a isenção das alíquotas do PIS/COFINS sobre os combustíveis até o mês de dezembro. Essas medidas tendem a afetar o resultado primário e a reduzir a margem fiscal ora existente. O impacto fiscal para a União deve ser de R$ 6,6 bilhões para o IPI e de R$ 17,6 bilhões para o PIS/COFINS. A seção de orçamento buscou mostrar como eventos com efeito fiscal relevante interagem com as margens fiscais existentes para este ano. O deficit primário previsto na LOA é de R$ 76,2 bilhões, mas deve alcançar R$ 108,1 bilhões ao contemplar as medidas fiscais analisadas. pt_BR
dc.description.tableofcontents Contexto macroeconômico - Atividade econômica - Mercado de trabalho - Inflação e política monetária -- Conjuntura fiscal - Resultado primário do governo central - Resultado do setor público consolidado - Evolução dos indicadores de endividamento do setor público -- Orçamento - Metas de resultado primário e teto de gastos - PLN 01, de 2022: crédito suplementar para recomposição de gasto com pessoal - Abertura de crédito extraordinário - Isenção do PIS/COFINS sobre combustíveis e redução linear das alíquotas do IPI - Análise do PL 1.472, de 2021 - Espaço fiscal total. pt_BR
dc.format.medium 48 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Brasília : Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; 62 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política orçamentária, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inflação, Brasil pt_BR
dc.subject.other Produto interno bruto (PIB), Brasil pt_BR
dc.subject.other Combustível, preço pt_BR
dc.subject.other Despesa pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Déficit orçamentário, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : março de 2022 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR


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